domingo, 16 de novembro de 2014

Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança


Ficou entendido que o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança faz parte da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança, na linha de atenção integral a saúde da criança.



Em 1983 a Divisão Nacional Materno Infantil (DINSAMI) elaborou o Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher e da Criança (PAISMC), com o objetivo de reduzir a morbimortalidade incrementando a cobertura e a capacidade resolutiva da rede pública de serviços de saúde do país. Em 1984, o PAISMC foi implantado e posteriormente houve a separação do programa da mulher passando, então, a ser denominado Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC).
O PAISC tem como objetivo principal criar condições para um atendimento integrado à saúde da criança de zero a cinco anos com a prioridade para os grupos de risco, através de aumento de cobertura da assistência e melhoria da qualidade do atendimento diminuindo assim a morbimortalidade infantil. 
Seus objetivos específicos são: 
Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento como metodologia de assistência; 
Promover o aleitamento materno e orientar a alimentação no primeiro ano de vida; 
Aumentar os níveis da cobertura vacinal; 
Identificar precocemente as patologias; 
Promover a educação para a saúde, destacando a importância da participação da família.
(Enfª MS Sheila C. de Lima Soares)

Estudos concluem que crianças do PAISC sofrem menos internações, menos anestesias e cirurgias e o tempo de aleitamento materno foi mais prolongado. No estudo as crianças com peso acima de 2500kg ao nascer obtiveram melhores notas em Conduta Social e Motricidade Grossa e as nascidas em famílias com renda familiar acima de dois salários mínimos apresentaram melhor desempenho no item Motricidade Fina. A assistência no PAISC oferece melhor qualidade do que a assistência oferecida no modelo tradicional, que continua em funcionamento. Porém não se encontrou diferença no desenvolvimento neuropsicológica, porque o PAISC é apenas um fator ambiental dentre os tantos que interferem no desenvolvimento infantil.
(Maria Célia Esgaib Kayatt Lacoski, Michael Robin Honer)

Postado por: Karoline Ronconi

Um comentário:

  1. Hoje em dia vemos que é clara a necessidade de políticas e programas de saúde para todos as idades e em âmbito nacional. O Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança é um exemplo disto já que essas crianças sofrem menos internações, menos anestesias e cirurgias e o tempo de aleitamento materno foi mais prolongado. E mais uma vez torno dizer que para melhorar o nosso "SUS de cada dia" temos que aprimorar as gestões existentes e supervisioná-las.
    Luana Cordeiro

    ResponderExcluir